Confira as verbas e recursos disponibilizados para a administração municipal.
1. Cadastrar usuários para operarem o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID, pelo Estado ou Município.
a) Acessar o S2ID e clicar em Não possuo cadastro.
b) Anexar Modelo de Ofício preenchido e assinado.
c) Preencher e Solicitar Cadastro.
d) Aguardar
Onde?
Prazo?
Em média 7 dias úteis
2. Solicitar o reconhecimento Federal de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.
a) Fazer login no S2ID e clicar em Reconhecimento Federal.
b) Clicar em Novo Registro.
c) Completar as informações das abas:
1. FIDE.
2. DMATE.
3. Relatório Fotográfico
4. Anexos
d) Clicar em enviar para reconhecimento.
e) Monitorar o status do pedido e sanar eventuais pendências.
Onde?
Prazo?
Em média 15 dias úteis
1. Cadastrar usuários para operarem o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID, pelo Estado ou Município.
a) Acessar o S2ID e clicar em Não possuo cadastro.
b) Anexar Modelo de Ofício preenchido e assinado.
c) Preencher e Solicitar Cadastro.
d) Aguardar
Onde?
Prazo?
Em média 7 dias úteis
2. Solicitar o reconhecimento Federal de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.
a) Fazer login no S2ID e clicar em Reconhecimento Federal.
b) Clicar em Novo Registro.
c) Completar as informações das abas:
1. FIDE.
2. DMATE.
3. Relatório Fotográfico
4. Anexos
d) Clicar em enviar para reconhecimento.
e) Monitorar o status do pedido e sanar eventuais pendências.
Onde?
Prazo?
Em média 15 dias úteis
Manual do Usuário Municipal – S2ID
A Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento (SOF/MPO) criou a visualização “Calamidade Pública – RS” dentro do Painel do Orçamento Federal.
A novidade permite que toda a sociedade acompanhe, de maneira rápida e sem a necessidade de nenhum tipo de cadastro ou senha, a execução orçamentária das despesas de créditos extraordinários, no âmbito dos Orçamentos Fiscal e Seguridade, relacionadas ao enfrentamento das inundações que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em conjunto com o Governo Federal, implementou medidas de flexibilização de prazos.
Medidas de Flexibilização:
1. Prorrogação de Prazos:
• Prazos contratuais para a execução de obras, serviços e aquisições podem ser prorrogados.
• A extensão do prazo será definida caso a caso, considerando a gravidade da calamidade e o impacto no contrato.
2. Dispensa de Licitações:
• Em situações emergenciais, a licitação para a contratação de obras e serviços poderá ser dispensada.
• Essa medida visa agilizar a contratação de empresas para a realização de serviços essenciais, como a reconstrução de infraestrutura danificada.
3. Reajuste de Contratos:
• Contratos podem ser reajustados para considerar custos adicionais decorrentes da calamidade pública.
• O reajuste será baseado em critérios técnicos e na comprovação dos custos adicionais.
4. Outras Medidas:
• Suspensão de penalidades por inadimplência contratual.
• Simplificação de procedimentos administrativos.
• Ampliação das possibilidades de utilização de recursos.
Para Acessar as Medidas de Flexibilização – Governo Estadual e Federal
• Municípios em estado de calamidade pública devem entrar em contato com o órgão responsável pela gestão do contrato em questão.
• No caso de contratos com o Governo Federal, o contato deve ser feito com o órgão federal responsável pelo repasse dos recursos.
• Para contratos com o Governo do Estado, o contato deve ser feito com o órgão ou secretaria estadual responsável pela área do contrato.
Orientação e Suporte:
• Órgãos públicos estaduais e federais disponibilizarão canais de comunicação para orientar os municípios sobre as medidas de flexibilização e o processo de solicitação.
• Os municípios também podem buscar apoio junto a entidades como a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais (CONAJE).
Documentos Necessários:
• Declaração de Situação de Calamidade Pública: Emitida pela Defesa Civil Municipal, comprovando a situação de calamidade.
• Documentos do Contrato: Cópia do contrato, termos aditivos e demais documentos relacionados ao contrato em questão.
• Documentos que Comprovam o Impacto da Calamidade no Contrato: Laudos, fotos, orçamentos e outros documentos que comprovem os prejuízos causados pela calamidade na execução do contrato.
Prazo para Solicitação:
• As medidas de flexibilização estão disponíveis desde maio de 2024 e podem ser solicitadas a qualquer momento, enquanto perdurar a situação de calamidade pública no município.
Recursos Úteis:
• Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em conjunto com o Governo Federal, implementou medidas de flexibilização de prazos.
Medidas de Flexibilização:
1. Prorrogação de Prazos:
• Prazos contratuais para a execução de obras, serviços e aquisições podem ser prorrogados.
• A extensão do prazo será definida caso a caso, considerando a gravidade da calamidade e o impacto no contrato.
2. Dispensa de Licitações:
• Em situações emergenciais, a licitação para a contratação de obras e serviços poderá ser dispensada.
• Essa medida visa agilizar a contratação de empresas para a realização de serviços essenciais, como a reconstrução de infraestrutura danificada.
3. Reajuste de Contratos:
• Contratos podem ser reajustados para considerar custos adicionais decorrentes da calamidade pública.
• O reajuste será baseado em critérios técnicos e na comprovação dos custos adicionais.
4. Outras Medidas:
• Suspensão de penalidades por inadimplência contratual.
• Simplificação de procedimentos administrativos.
• Ampliação das possibilidades de utilização de recursos.
Para Acessar as Medidas de Flexibilização – Governo Estadual e Federal
• Municípios em estado de calamidade pública devem entrar em contato com o órgão responsável pela gestão do contrato em questão.
• No caso de contratos com o Governo Federal, o contato deve ser feito com o órgão federal responsável pelo repasse dos recursos.
• Para contratos com o Governo do Estado, o contato deve ser feito com o órgão ou secretaria estadual responsável pela área do contrato.
Orientação e Suporte:
• Órgãos públicos estaduais e federais disponibilizarão canais de comunicação para orientar os municípios sobre as medidas de flexibilização e o processo de solicitação.
• Os municípios também podem buscar apoio junto a entidades como a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais (CONAJE).
Documentos Necessários:
• Declaração de Situação de Calamidade Pública: Emitida pela Defesa Civil Municipal, comprovando a situação de calamidade.
• Documentos do Contrato: Cópia do contrato, termos aditivos e demais documentos relacionados ao contrato em questão.
• Documentos que Comprovam o Impacto da Calamidade no Contrato: Laudos, fotos, orçamentos e outros documentos que comprovem os prejuízos causados pela calamidade na execução do contrato.
Prazo para Solicitação:
• As medidas de flexibilização estão disponíveis desde maio de 2024 e podem ser solicitadas a qualquer momento, enquanto perdurar a situação de calamidade pública no município.
Recursos Úteis:
• Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul
O módulo “Diagnóstico Escolar – Apoio Emergencial RS” do SIMEC foi criado para que os gestores municipais possam declarar os danos sofridos em por cada escola da rede do MEC.
Objetivo é que o MEC, em um segundo momento, possa realizar repasses específicos através do PDDE Emergencial para as escolas atingidas, de acordo com as necessidades identificadas.
A aba “Diagnóstico Escolar – Apoio Emergencial RS” incluirá as seguintes categorias de demanda, por escola:
É fundamental manter o portal atualizado para que, quando os benefícios mais significativos forem disponibilizados, os entes públicos estejam cientes da situação das escolas envolvidas e possam fazer os repasses devidos.
O módulo “Diagnóstico Escolar – Apoio Emergencial RS” do SIMEC foi criado para que os gestores municipais possam declarar os danos sofridos em por cada escola da rede do MEC.
Objetivo é que o MEC, em um segundo momento, possa realizar repasses específicos através do PDDE Emergencial para as escolas atingidas, de acordo com as necessidades identificadas.
A aba “Diagnóstico Escolar – Apoio Emergencial RS” incluirá as seguintes categorias de demanda, por escola:
É fundamental manter o portal atualizado para que, quando os benefícios mais significativos forem disponibilizados, os entes públicos estejam cientes da situação das escolas envolvidas e possam fazer os repasses devidos.
Todas as escolas públicas afetadas pelas enchentes serão elegíveis ao auxílio financeiro do PDDE Emergencial Calamidade RS.
Foi criado um grupo no WhatsApp para permitir uma comunicação direta entre o Ministério da Educação (MEC) e os secretários de educação do Rio Grande do Sul, visando melhorar a comunicação e coordenação de informações durante a resposta emergencial às enchentes.
Esses grupos são de acesso restrito, destinados apenas a secretários de educação e outros funcionários autorizados.
Como participar do grupo no WhatsApp?
1- Confirmação da Elegibilidade: Certifique-se de que você é um membro elegível para participar do grupo, como um secretário de educação ou um funcionário designado pela secretaria de educação.
2- Contato com o MEC: Entre em contato diretamente com o Ministério da Educação para solicitar a inclusão no grupo. Isso pode ser feito através dos canais oficiais de comunicação do MEC.
3- Coordenação com a Secretaria de Educação: Se você é um funcionário da secretaria de educação municipal ou estadual, coordene com seus superiores ou com o responsável pela comunicação com o MEC. Eles provavelmente já têm a informação necessária sobre o grupo e podem incluir você ou fornecer o link de acesso.
Canais de Contato com o MEC
Telefones: +55 (61) 2022-8400
E-mail: ouvidoria@mec.gov.br
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 7 de junho de 2024 o prazo para a declaração de matrículas do Programa Escola em Tempo Integral (PETI) para o ciclo 2023-2024.
Essa extensão de prazo é para garantir que todas as redes de ensino – municipais, estaduais ou distritais – tenham tempo suficiente para enviar as informações necessárias das matrículas.
Para usufruir dessa prorrogação, as redes de ensino precisam seguir os seguintes passos:
As redes de ensino que não declararem suas matrículas até o dia 31 de maio de 2024 poderão ficar de fora do programa.
Central de Atendimento do MEC: 0800 61 61 61
As escolas públicas e privadas de educação básica e superior têm algumas opções de flexibilização para lidar com o calendário escolar, neste momento de situação excepcional vivida do Rio Grande do Sul.
Aqui estão as principais permissões e ações que as escolas podem adotar:
O que os pais e responsáveis devem fazer?
Crédito extraordinário de R$ 25 milhões para auxiliar os municípios gaúchos em estado de calamidade pública na garantia da alimentação escolar de seus alunos.
Municípios Beneficiados:
Valor por Município:
Como Acessar os Recursos:
Documentação Necessária:
Prestação de Contas:
Prazo para Utilização dos Recursos:
Dúvidas
Entre em contato com a central de atendimento do MEC pelo telefone 0800 61 6100 ou com o FNDE pelo telefone 0800 61 0006.
O acesso ao crédito extraordinário de R$ 46,1 milhões para limpeza e pequenas reformas de escolas no Rio Grande do Sul será feito pelas próprias escolas.
Objetivo dos Recursos:
Municípios Beneficiados:
Valor por Município:
Como Acessar os Recursos:
Documentação Necessária:
Prestação de Contas:
Prazo para Utilização dos Recursos:
Dúvidas
Entre em contato com a central de atendimento do MDR pelo telefone 0800 61 9200 ou com a Defesa Civil Nacional pelo telefone 199.
Recursos Úteis:
R$ 96 milhões na promoção da assistência farmacêutica e na disponibilização de insumos estratégicos na atenção básica à saúde dos municípios gaúchos.
Municípios Beneficiados:
Valor por Município:
Como Acessar os Recursos:
Documentação Necessária:
Prestação de Contas:
Prazo para Utilização dos Recursos:
Dúvidas
Entre em contato com a central de atendimento do Ministério da Saúde pelo telefone 0800 61 1997.
R$ 96 milhões na promoção da assistência farmacêutica e na disponibilização de insumos estratégicos na atenção básica à saúde dos municípios gaúchos.
Municípios Beneficiados:
Valor por Município:
Como Acessar os Recursos:
Documentação Necessária:
Prestação de Contas:
Prazo para Utilização dos Recursos:
Dúvidas
Entre em contato com a central de atendimento do Ministério da Saúde pelo telefone 0800 61 1997.
Disponibilização de R$ 27 milhões para auxiliar os municípios gaúchos na manutenção e funcionamento do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFP) pelo sistema de gratuidade.
Para solicitar a antecipação dos recursos, os municípios precisam apresentar a seguinte documentação:
Como Acessar os Recursos:
Documentação Necessária:
Prestação de Contas:
Prazo para Utilização dos Recursos:
Dúvidas
Entre em contato com a central de atendimento do Ministério da Saúde pelo telefone 0800 61 1997
Disponibilização de R$ 59 milhões para promover a assistência farmacêutica nos municípios gaúchos, com foco na disponibilização de medicamentos do Componente Especializado da Saúde (CES).
Municípios Beneficiados:
Valor por Município:
Como Acessar os Recursos:
Documentação Necessária:
Prestação de Contas:
Prazo para Utilização dos Recursos:
Dúvidas
Entre em contato com a central de atendimento do Ministério da Saúde pelo telefone 0800 61 1997.
Disponibilização de R$ 6 milhões para auxiliar os municípios gaúchos na implantação e manutenção da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) em situações de calamidade pública.
Municípios Beneficiados:
Valor por Município:
Como Acessar os Recursos:
Documentação Necessária:
Prestação de Contas:
Prazo para Utilização dos Recursos:
Dúvidas
Entre em contato com a central de atendimento do Ministério da Saúde pelo telefone 0800 61 1997.
Disponibilização de R$ 328 milhões para auxiliar os municípios gaúchos em situação de calamidade pública na oferta de procedimentos de saúde de média e alta complexidade à sua população.
Municípios Beneficiados:
Valor por Município:
Como Acessar os Recursos:
Documentação Necessária:
Prestação de Contas:
Prazo para Utilização dos Recursos:
Dúvidas
Entre em contato com a central de atendimento do Ministério da Saúde pelo telefone 0800 61 1997.
Recursos Úteis:
Quem tem direito ao PAPS em calamidade pública:
Como acessar os serviços de saúde financiados pelo PAPS:
Disponibilização de R$ 21 milhões para auxiliar os municípios gaúchos em estado de calamidade pública na promoção, proteção e recuperação da saúde da população indígena.
Municípios Beneficiados:
Valor por Município:
Como Acessar os Recursos:
Documentação Necessária:
Prestação de Contas:
Prazo para Utilização dos Recursos:
Os recursos devem ser utilizados até 31 de dezembro de 2024.
Dúvidas
Entre em contato com a central de atendimento do Ministério da Saúde pelo telefone 0800 61 1997 ou com a SESAI pelo telefone 0800 00 3050.
Recursos Úteis:
Disponibilização de R$ 160 milhões para auxiliar os municípios gaúchos em estado de calamidade pública no fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente (SINVSA).
Objetivo dos Recursos:
Municípios Beneficiados:
Valor por Município:
Como Acessar os Recursos:
Documentação Necessária:
Prestação de Contas:
Prazo para Utilização dos Recursos:
Os recursos devem ser utilizados até 31 de dezembro de 2024.
Dúvidas
Entre em contato com a central de atendimento do Ministério da Saúde pelo telefone 0800 61 1997 ou com a FUNASA pelo telefone 136.
Recursos Úteis:
Como parte das ações emergenciais de socorro ao Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde decidiu antecipar o pagamento de R$ 40 milhões da Assistência Farmacêutica para os municípios gaúchos. Os valores são equivalentes aos repasses mensais de todo o ano de 2024.
A medida visa apoiar os gestores municipais na aquisição de medicamentos essenciais para a população neste momento.
Como acessar a antecipação?
Outras Fontes de Auxílio: Além da antecipação dos recursos, o Ministério da Saúde também está disponibilizando kits de medicamentos e insumos para os municípios afetados pelas inundações.
O Ministério da Saúde adotará o mês de abril como referência para repassar a Assistência Financeira Complementar (AFC) da União a 418 municípios e ao estado do Rio Grande do Sul. Esse recurso também será liberado para municípios que, devido às enchentes, tiverem dificuldades para atualizar dados no InvestSUS, ferramenta de gestão do financiamento federal do SUS.
A estratégia visa garantir o repasse da AFC para efetivar o Piso da Enfermagem nos municípios já inscritos, estendendo o auxílio pelo tempo necessário, com base no reconhecimento de estado de calamidade. Municípios gaúchos que se inscreverem no InvestSUS até 21 de maio também serão contemplados, desde que aptos conforme a legislação.
Para o repasse de maio, serão usados dados de abril para os municípios do Rio Grande do Sul que não conseguirem atualizar o sistema devido à situação adversa. O Ministério da Saúde assegura que as devidas adequações serão realizadas nos meses subsequentes, conforme portaria específica a ser publicada.
Dúvidas
O número 136, opção 7, ficará à disposição para quaisquer dúvidas e demais esclarecimentos por parte dos gestores.
Consulte qual valor está disponível para seu município através do link da Portaria:
https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-3.793-de-10-de-maio-de-2024-559096825
Como o gestor municipal consegue acessar:
Para solicitar a antecipação dos recursos, os municípios precisam apresentar a seguinte documentação:
Outras Fontes de Financiamento: O Governo do Estado do Rio Grande do Sul também está disponibilizando recursos adicionais para o pagamento do piso salarial da enfermagem.
Municípios beneficiados:
Os recursos do FNS serão destinados aos municípios que comprovarem situação de calamidade pública por meio de decreto municipal e laudo técnico emitido pela Defesa Civil.
Procedimento para acessar os recursos:
Orientações importantes:
Critérios estabelecidos pela SES
Recomendações:
Canais de contato:
Telefone: (51) 3289-2800
Disque Saúde: 136
Portal do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br
O Ministério da Saúde anunciou, em 27 de junho, a destinação de R$ 24,1 milhões para a reconstrução da rede de assistência da atenção primária em municípios do Rio Grande do Sul afetados por chuvas intensas e inundações. O aporte, de caráter excepcional e em parcela única, irá beneficiar 52 municípios da região, reforçando as estruturas de saúde após os eventos climáticos.
A iniciativa visa aumentar e reforçar o acesso da população às ações e serviços da atenção primária à saúde, garantindo assistência, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de enfermidades decorrentes dos desastres meteorológicos.
Prestação de contas
A prestação de contas sobre a aplicação do incentivo financeiro transferido aos municípios, conforme estabelecido nesta Portaria, deve ser realizada por meio do Relatório de Gestão da respectiva unidade da federação, em conformidade com a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.
Confira aqui a relação dos municípios que receberão os recursos: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-4.507-de-21-de-junho-de-2024-568292833
Medidas para novas habitações para famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As medidas tem como objetivo atender às famílias que tiveram suas casas destruídas nas áreas urbanas atingidas pelas enchentes, com a construção ou aquisição de novas moradias.
Estratégias:
Garantia do Presidente:
Observações:
O ministério das cidades disponibilizou um formulário digital para levantamento de necessidades dos municípios atingidos pelas enchentes.
Medidas para novas habitações para famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As medidas tem como objetivo atender às famílias que tiveram suas casas destruídas nas áreas urbanas atingidas pelas enchentes, com a construção ou aquisição de novas moradias.
Estratégias:
Garantia do Presidente:
Observações:
O ministério das cidades disponibilizou um formulário digital para levantamento de necessidades dos municípios atingidos pelas enchentes.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que, nas próximas semanas, o Governo Federal abrirá uma seleção de projetos específica para o Rio Grande do Sul.
O processo de seleção deve ocorrer por meio do Novo PAC, que na última semana anunciou investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão para o estado gaúcho, sendo R$ 152 milhões para obras de encostas em Porto Alegre e Santa Maria.
Todos os municípios gaúchos poderão solicitar ao Governo Federal a reconstrução de edificações públicas, como hospitais, creches e escolas que foram destruídas pelas chuvas dos últimos 15 dias.
Como protocolar o projeto?
Inscrição: 9/10/2024 a 10/11/2024
O programa “A Casa É Sua – Calamidades” está em vigor para oferecer assistência habitacional emergencial a municípios que enfrentam situações de calamidade pública.
Com a abertura de inscrições para uma nova fase do programa, é fundamental que a população afetada compreenda os detalhes e os benefícios disponíveis para garantir acesso à moradia adequada em momentos de crise.
Qual é o prazo para os municípios se inscreverem no programa “A Casa É Sua – Calamidades”?
O prazo para inscrições vai até o dia 28 de junho.
Como os municípios podem se inscrever no programa?
Os municípios com decreto de calamidade homologado pelo Estado podem se inscrever por meio de um formulário digital disponível na página da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab).
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScrV5qhUZYxhH7vcuGCazoREOLEPj_wEC1gGTuEk9wHFq0Kag/viewform
Quais são as diligências necessárias para a validação dos terrenos indicados pelos municípios?
A Sehab será responsável por validar os terrenos indicados pelos municípios, desde que estejam fora da zona de inundação. Além disso, será definido o potencial urbanístico da área visando à celebração do termo de cooperação.
Quais municípios serão beneficiados na primeira etapa do programa?
Na primeira etapa, serão beneficiados oito municípios: Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza e Venâncio Aires.
Foram selecionados 15 municípios para a terceira fase do programa A Casa é Sua – Município, da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab).
A iniciativa é um programa permanente da Sehab, que promove a política habitacional de interesse social por meio da construção de unidades habitacionais para a população da área urbana inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Serão beneficiados os municípios de Camargo (14 unidades habitacionais), Chapada (10), Dois Irmãos das Missões (20), Erval Grande (20), Feliz (15), Lagoa dos Três Cantos (20), Lavras do Sul (16), Nova Alvorada (15), Nova Esperança do Sul (20), Novo Barreiro (20), Rodeio Bonito (10), Salvador das Missões (20), Santo Antônio do Palma (20), Torres (10) e Vila Maria (20).
Na fase três, foram habilitados os pedidos de 78 municípios. Os 63 remanescentes terão suas demandas analisadas para uma nova etapa do programa, após o período eleitoral, em função das vedações do período, por se tratar de um programa de duração continuada, com repasse financeiro, e não emergencial.
O programa A Casa é Sua – Calamidade, iniciativa de caráter emergencial da Sehab, prosseguirá sem alterações.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) pagou, nesta quinta-feira (11/7), mais de R$ 750 mil reais do segundo lote do Auxílio Abrigamento para os fundos de assistência social de 13 municípios atingidos pelas enchentes.
Cada município recebeu R$ 150 por pessoa abrigada em alojamento provisório e cadastrada na Plataforma Aproxima RS. O valor é voltado para estruturação, manutenção e provimento de mantimentos para os alojamentos que operam de forma emergencial devido aos eventos meteorológicos de abril e maio.
Adesão ao Auxílio Abrigamento
Gestores municipais que ainda queiram aderir ao benefício devem preencher um plano de ação no site do Sistema Estadual de Gestão Digital de Assistência Social (Segdas) até 17 de julho. O plano também deverá ser deliberado pelo Conselho Municipal de Assistência Social até a mesma data.
Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail feas@social.rs.gov.br e pelo site da Sedes.
Consulte os municípios já beneficiados: https://www.estado.rs.gov.br/novo-lote-do-auxilio-abrigamento-e-pago-nesta-quinta-feira-11
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) criou uma página no seu site com todas as orientações e documentos necessários para participar do programa Desassorear RS. O programa do Plano Rio Grande visa desassorear e limpar arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em municípios afetados por enchentes para melhorar a segurança e resiliência dos municípios contra alagamentos, promovendo a limpeza e o desassoreamento das áreas afetadas.
Quem está responsável pelo programa?
A implementação é feita pela Sedur e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), com apoio técnico e financeiro do Estado.
Que suporte as prefeituras receberão?
As prefeituras receberão financiamento, suporte técnico e supervisão do Estado para as ações de desassoreamento.
Os critérios para participar, bem como o modelo padrão do projeto e outras informações de cadastro e envio desse projeto a prefeitura pode encontrar no link: https://www.sedur.rs.gov.br/desassorear-rs
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a disponibilização de mais R$ 107,7 milhões em horas-máquina para recuperação de estradas e vias rurais nas cidades em situação de emergência em razão das enchentes de maio.
As horas-máquina permitirão a realização de serviços de equipamentos (como caminhões, escavadeiras e motoniveladoras) e aquisição de cascalho (saibro), para desobstrução e reconstrução de estradas e áreas rurais mais afetadas, incluindo limpeza de estradas vicinais, desassoreamento de rios, arroios e riachos e reconstrução de cabeceiras de pontes.
▪ Para quem: municípios em situação de calamidade.
▪ Quanto: até R$ 500 mil por município em horas-máquina.
▪ Secretaria responsável: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI).
▪ Onde e como acessar: contatar a SEAPI via gabinete@agricultura.rs.gov.br, que auxiliará os municípios com a documentação (plano de trabalho e descrição do kit de máquinas para o termo de cooperação técnica).
▪ Como prestar contas: e-mail gabinete@agricultura.rs.gov.br
Prazo: 27 de setembro será o prazo para envio de projetos pelas prefeituras para avaliação pelo Plano Rio Grande.
Para os municípios que não estão inscritos na antecipação do Bolsa Família
Confira como o munícipio pode obter a autorização de antecipação do Bolsa família:
O gestor do município deve enviar um ofício, pela Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família, à Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do MDS, com o pedido de adoção das providências cabíveis, e o decreto estadual ou federal que reconhece a situação de emergência ou o estado de calamidade pública. Também é necessário enviar a relação dos municípios afetados.
Para os municípios que não estão inscritos na antecipação do Bolsa Família
Confira como o munícipio pode obter a autorização de antecipação do Bolsa família:
O gestor do município deve enviar um ofício, pela Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família, à Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do MDS, com o pedido de adoção das providências cabíveis, e o decreto estadual ou federal que reconhece a situação de emergência ou o estado de calamidade pública. Também é necessário enviar a relação dos municípios afetados.
Como o município pode se cadastrar para que os trabalhadores consigam acesso ao Saque Calamidade FGTS?
Confira o passo a passo para a habilitação dos municípios
Para que o cidadão tenha acesso a verba disponibilizada pelo Programa Volta por Cima, é necessário que as equipes das Secretarias Municipais de Assistência Social ou congêneres incluam o cadastro das famílias em formulário disponibilizado pelo programa em: https://sosenchentes.rs.gov.br/voltaporcima.
Importante:
Recurso para socorro e assistência do MIDR para os fundos municipais. Liberação sumária de recursos para socorro e assistência às vítimas de até:
Solicitações adicionais devem ser feitas via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
A documentação para a solicitação do recurso pelo rito sumário deve ser enviada à Sedec, preferencialmente pelo e-mail sedec@mdr.gov.br ou outro meio disponível e pactuado com a Sedec contendo:
Documentos
Saiba mais:
Os R$ 400.000.000 disponibilizados como Crédito Extraordinário para o Estado do Rio Grande do Sul em situação de Calamidade Pública serão utilizados para conceder subvenção econômica em operações de investimento rural e agroindustrial, conforme previsto na Lei nº 8.427, de 1992.
Elegibilidade:
Visa atender especificamente agricultores familiares, contemplando diferenciações regionais, sociais e produtivas
Critérios:
Deve seguir limites, condições, critérios e forma estabelecidos pelos Ministérios da Fazenda, Planejamento e Agricultura, de acordo com disponibilidades orçamentárias.
Benefícios:
-Equalização de preços de produtos agropecuários ou de origem extrativa;
-Equalização de taxas de juros e outros encargos financeiros de operações de crédito rural.
Solicitação de benefício:
Para solicitar os benefícios da Lei nº 8.427, de 1992, para os produtores rurais, o processo geralmente envolve os seguintes passos e procedimentos com base nas informações fornecidas nos documentos:
1-Obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP):
2-Procura por Financiamento de Custeio no Pronaf em uma agência bancária
Confira aqui a Lista de documentos necessários.
Obs: A Lei nº 13.986, de 7 de abril de 2020, flexibilizou a Lei de Licitações em casos de calamidade, permitindo ajustes e adaptações para lidar com situações emergenciais, como desastres naturais e enchentes. Porém ainda não está disponível ou divulgado como a Lei nº 8.427, de 1992 deve ser flexibilizada.
O objetivo é dar segurança e tranquilidade aos produtores, garantindo que não haverá prejuízo quando os preços estiverem baixos, e também assegurar o abastecimento e estabilidade de preços para o consumidor. Esse mecanismo permite os produtores rurais venderem ao governo suas produções.
Portanto, os recursos da AGF serão destinados especificamente à compra de arroz de produtores do Rio Grande do Sul, com o objetivo de apoiá-los em momentos de crise, formar estoques públicos e garantir a estabilidade do mercado de alimentos no estado
Benefícios da medida:
Beneficiários: Toda a população do país, pois combate a inflação e beneficia os agricultores e economia do estado.
Para solicitar o agricultor deve seguir os seguintes passos:
Objetivo Geral: A medida permite a Força Nacional o custeio das operações, equipamentos e logística da Força Nacional no estado durante o período de calamidade pública. Permite reforçar o efetivo da Força Nacional para apoiar as forças de segurança locais no estado. Faz frente às despesas urgentes e imprevistas relacionadas à segurança pública decorrentes das enchentes.
Destino do recurso: Estabelecida na EM nº 00031/2024 MPO da medida provisória Nº 1.218, DE 11 DE MAIO DE 2024. As informações disponíveis citam que o Fundo Nacional de Segurança Pública irá fazer o pagamento de 30 dias de operações da Força Nacional de Segurança Pública, a fim de que sejam enviados 350 profissionais mobilizados à região.
O Funrigs é um fundo público especial criado para centralizar e administrar os recursos destinados a enfrentar as consequências dos eventos meteorológicos ocorridos em 2023 e 2024. Seu objetivo é garantir que esses recursos sejam segregados, centralizados e utilizados de forma eficaz para mitigar os impactos sociais, econômicos e ambientais desses eventos.
Como as prefeituras podem solicitar financiamento para suas ações, projetos e programas?
Para solicitar financiamento através do Funrigs, as prefeituras devem seguir o rito estabelecido pela nova resolução. É fundamental que os projetos e ações sejam incluídos na carteira do Plano Rio Grande conforme as diretrizes dessa resolução para garantir a aprovação e alocação dos recursos necessários.
O que motivou a assinatura dessa resolução pelo governo estadual?
A resolução foi assinada após a publicação, pelo governo federal, da regulamentação da Lei Complementar 206 no final de julho. Esta lei, aprovada em maio, suspendeu o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos, proporcionando maior flexibilidade financeira para o estado enfrentar os desafios causados pelos eventos meteorológicos.
Novo prazo de envio de novos projetos para o Plano Rio Grande – 27 de setembro
Foi publicado um chamamento público no Diário Oficial para que os municípios enviem projetos para inclusão no Plano Rio Grande, voltado para Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul. O governo espera que as prefeituras compartilhem projetos e ideias que conheçam bem a realidade local, contribuindo para a reconstrução e melhoria do estado.
Até quando os municípios podem enviar suas propostas?
As propostas devem ser enviadas até 27 de setembro pelo Sistema de Cadastro de Demandas de Transferências
Como serão avaliadas as propostas enviadas?
A avaliação da viabilidade das propostas será feita pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg), em colaboração com outras secretarias e entidades governamentais.
O que acontecerá com as propostas aprovadas?
As iniciativas selecionadas serão qualificadas e encaminhadas para inclusão no portfólio do Plano Rio Grande.
Mais informações
Fonte: https://estado.rs.gov.br/governo-chama-municipios-a-encaminharem-projetos-para-o-plano-rio-grande
é orgulhosamente mantido com WordPress