DNA Empreendedor

O que você considera mais importante para o crescimento da empresa:

O que você considera mais importante para o crescimento da empresa:

Você diria que:

Você diria que:

O que você faz antes de tomar uma decisão?

O que você faz antes de tomar uma decisão?

Qual dessas razões levam você a ter um negócio próprio:

Qual dessas razões levam você a ter um negócio próprio:

Para você é mais importante:

Para você é mais importante:

Contatos pessoais e profissionais:

Contatos pessoais e profissionais:

Quando pensa em "Excelência" o que é mais importante:

Quando pensa em "Excelência" o que é mais importante:

Como você escolheu o negócio que deseja abrir?

Como você escolheu o negócio que deseja abrir?

Ao fazer atividades, você:

Ao fazer atividades, você:

Quanto aos objetivos pessoais você costuma:

Quanto aos objetivos pessoais você costuma:

Como você é quando comanda um grupo:

Como você é quando comanda um grupo:

Você diria que:

Você diria que:

Quanto a comunicação você diria que:

Quanto a comunicação você diria que:

Escolha uma das frases que melhor representa seu comportamento:

Escolha uma das frases que melhor representa seu comportamento:

Para abrir um negócio você acredita em:

Para abrir um negócio você acredita em:

Quando surgem os obstáculos você:

Quando surgem os obstáculos você:

Você costuma:

Você costuma:

Você costuma:

Você costuma:

Quando um negócio não dá certo, o mais provável é que:

Quando um negócio não dá certo, o mais provável é que:

Em relação ao trabalho você:

Em relação ao trabalho você:

Para conhecer as características potenciais e que você precisa lapidar ou desenvolver, analise seu gráfico e leia com atenção. O resultado apresenta suas potenciais características primeiro, com a tarja verde e após as características que precisa lapidar, com tarja laranja e desenvolver, com tarja vermelha. Em cada análise, sugerimos à você uma atividade.

Características fortes
Características que precisa lapidar
Características que precisa desenvolver

Planejamento - para chegar onde quer, é preciso desenhar o mapa de como chegar lá. Planejar, desenhar as etapas que devem ser cumpridas e acompanhar sistematicamente. Caso necessário, redefinir metas e estratégias, pois as variáveis de mercado podem exigir um redirecionamento de rota. Manter registros que auxiliam a tomada decisões. Ao planejar considerar estratégias, ações, prazos, investimentos e responsáveis.

Dicas para desenvolver “Planejamento”:

  • Busque conhecer ferramentas que possam auxiliar no planejamento;
  • Faça planos baseado em sua atual situação e no seu dia a dia;
  • Acompanhe o planejamento para avaliar resultados mensais;
  • Comece exercitando um plano de ações simples;
  • Pondere os pontos favoráveis e desfavoráveis, os impactos positivos e negativos das decisões antes de agir.

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Curso online decisão para resultados – Game empresarial

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Comprometimento - compromisso em cumprir o que promete ou o que se propõem fazer. Cumprir sempre com o que diz, mesmo que para isso seja necessário um sacrifício pessoal ou esforço extraordinário e até "colocar a mão na massa". Ser fiel a tudo o que foi combinado, à sua palavra.

Dicas para desenvolver o “Comprometimento”:

  • Assuma compromissos que possa cumprir;
  • Avalie os compromissos e responsabilidades antes de assumi-las;
  • Cumpra as promessas e acordos combinados;
  • Seja pontual com horários e agendas;
  • Faça anotações, não confie na memória.

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Garimpagem - é o alicerce de uma construção sólida. Procurar informações e dados antes de iniciar algo, antes de tomar decisões, isto proporciona ações concretas, sólidas e duradouras. Ser curioso, perguntar tudo a todos, concorrentes, fornecedores, consumidores. Interagir sempre com o mercado. Buscar informação é a base de toda atividade exitosa. Todas as decisões são baseadas em informações que obtêm.

Dicas para desenvolver a “Garimpagem”:

  • Converse com concorrentes, consumidores e fornecedores sobre o mercado e o setor;
  • Analise dados da própria empresa e compare com dados do setor;
  • Leia notícias, pesquisas, reportagens sobre o setor ou casos de sucesso;
  • Participe de entidades que estejam ligadas ao setor.

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Pé no chão - avaliar detalhadamente as alternativas antes de definir a posição que irá adotar frente a elas. Pensar e analisar antes de agir para que ação seja mais assertiva e efetiva. Evita decisões baseadas no impulso e imediatismo e, que possam trazer prejuízos ao negócio. Considerar os riscos, as vantagens e desvantagens para que as decisões sejam racionais baseadas em fatos e dados e não apenas baseadas no sonho e desejo. Capacidade de enfrentar desafios, correr riscos calculados para não pôr tudo a perder.

Dicas para desenvolver o “Pé no chão”:

  • Utilize dados e fatos para analisar situações e tomar decisões;
  • Faça simulações financeiras e crie estratégias/alternativas;
  • Avalie o mercado a partir de pesquisa de dados reais;
  • Simule cenários favoráveis e desfavoráveis como: o pior, o real e o melhorcenário;
  • Exercite a ponderação de riscos em situações do dia a dia

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Alvo certo - dá a direção e ajuda a manter o foco. Só existe sentido em fazer algo quando se está indo em alguma direção, quando se tem objetivos e metas claramente definidas. Os empreendedores de sucesso são pessoas que registram tudo o que querem fazer, sempre sabem para onde querem ir, nunca andam a esmo. É a partir da definição das metas que o empreendedor se mobiliza, utilizando todas as demais características para atingir seus objetivos. São “molas propulsoras” na direção do alvo.

Dicas para desenvolver o “Alvo certo”:

  • Defina metas de curto, médio e longo prazos;
  • Acompanhe as metas para avaliar o desempenho;
  • A partir das metas, elabore estratégias para atingi-las;
  • Verifique se as metas possuem prazo para serem alcançadas, sãomensuráveis e trazem resultado efetivo ao negócio;
  • Avalie e, se necessário, ajuste as metas para que sejam desafiadoras,porém realizáveis.

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Excelência - buscar constantemente formas de melhorar tudo que faz, desde relacionamentos, gestão, produtos, serviços, processos, etc. Exige dedicação e produtividade. Ofertar níveis de qualidade superior aos concorrentes sem que isso agregue custos que o mercado não possa suportar. Exigir qualidade significa fazer mais e melhor o que já faz bem. A busca por eficiência e eficácia são uma constante. Entregar a qualidade que o mercado busca em menos tempo e a preços competitivos com custos menores ou equilibrados para gerar resultado.

Dicas para desenvolver a “Excelência”:

  • Conheça e reavalie processos;
  • Ouça o mercado para conhecer a qualidade desejada e valorizada;
  • Fomente a cultura da melhoria continua, sempre pode ser feito melhor;
  • Apoie a criatividade e a inovação através de ideias e sugestões;
  • Identifique pontos que podem fazer diferente e melhor com menos.

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Sou mais “eu” - é consequência de todas as outras características, não a origem, acontece a partir dos resultados atingidos e de o empreendedor perceber que é capaz de realizar coisas com sucesso. A partir dos resultados que obtém, vai ganhando confiança na sua capacidade de produzir resultados e segurança em relação aos demais. Desta forma, não se intimida ao expressar sua opinião, pois esta vem fundamentada em sua experiência.

Dicas para desenvolver a “Autoconfiança”:

  • Domine o que vai falar ou fazer;
  • Treine, treine, treine;
  • Faça sempre uma análise do seu desempenho e identifique os pontos fortes;
  • Conheça seus diferenciais;
  • Reconheça os pontos que precisa melhorar e as ações que deve adotar.

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E-Book você é um modelo de negócio

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Coaching executivo

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Guerreiro - a persistência é o combustível dos empreendedores, pois sempre buscam formas diferentes de alcançar os objetivos, parecem incansáveis quando querem alguma coisa e continuam suas jornadas quando muitos preferem desistir. É a energia, o "combustível" do empreendedor. Confere ao empreendedor capacidade de agir quando obstáculos surgem em seu caminho.

Dicas para desenvolver o “Guerreiro”:

  • Busque o “sim”, pois o “não” você já tem;
  • Revise e redefina as estratégias que não estão trazendo resultados;
  • Tenha plano A e plano B para enfrentar adversidades;
  • Considere as possíveis adversidades e defina como poderá contorna-las;
  • Converse com pessoas otimistas e realistas, elas ajudam a perceber outrospontos de vista.

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Seminário Empretec

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Olho no mercado - o empresário deve estar atento às mudanças de mercado e de comportamento de consumidor, acompanhar tendências, identificar necessidades e expectativas para mapear oportunidades de negócios. Manter-se informado amplia sua visão de negócios e de mundo. É a característica que exige atenção e coragem para romper paradigmas, inovar e encarar o desconhecido.

Dicas para desenvolver o “Olho no mercado”:

  • Visite outras empresas que atuam no mercado que você pretende atuar;
  • Converse e ouça com atenção os potenciais clientes;
  • Partícipe de eventos como feiras, congressos, seminários
  • relacionados ao setor que quer atuar;
  • Pesquise e leia sobre o funcionamento do segmento do seu futuro negócio;
  • Se possível, trabalhe um tempo em algo relacionado ao negócio.

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Curso online vale do silício: inspire-se para inovar

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Network e Persuasão - capacidade de convencer outros a fazer coisas para que elas possam atingir seus objetivos, com estratégias deliberadas. Reunir pessoas em torno de seus ideais. De forma sempre transparente, se vale de estratégias previamente pensadas para convencer as pessoas do que deseja. Usar a rede de contatos como um instrumento precioso para conseguir seus objetivos. Reconhecer que para usá-la é preciso, antes de tudo, mantê-la. E isso só é possível com o uso da transparência, valor precioso que faz com que as pessoas tenham a possibilidade de optar por segui-lo ou não, desta forma depositando confiança.

Dicas para desenvolver a “Network e Persuasão”:

  • Tenha sempre cartões de visita para trocar;
  • Mantenha contato periódico com sua rede para que lembrem de você;
  • Troque indicações com pessoas mais próximas, sempre que possível;
  • Seja transparente e diretor em suas colocações;
  • Lembre-se: quem não é visto não é lembrado, quem não é lembrado não faznegócios.

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Seminário Empretec

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